domingo, 3 de abril de 2011

Efeito Estufa

 O efeito estufa ocorre quando gases da atmosfera - como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e CFC's - absorvem parte da radiação solar, “aprisionando” este calor na Terra. Como resultado, a superfície terrestre fica cerca de 30ºC mais quente ao receber quase o dobro de energia da atmosfera em relação à energia que recebe do sol.
Para Kirstin Dow e Thomas E. Downing (2007, pág.30), sem o efeito estufa natural, que capta e retém parte do calor do Sol os seres humanos e outras formas de vida não sobreviveriam. A radiação solar atravessa a atmosfera e aquece a superfície da Terra.
Uma parte dessa energia ao retornar a atmosfera não consegue atravessar a camada de gases que envolvem o planeta, certos gases ficam durante anos na atmosfera, sendo responsáveis pelas mudanças climáticas ocorridas na atualidade.                                         
Com o aumento desses gases, desde a revolução industrial, através das indústrias, do transporte, da agricultura, da pecuária, da produção de energia elétrica e do desmatamento, o planeta vem se aquecendo rapidamente, devido ao desequilíbrio nas concentrações dos Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.

Sem comentários:

Enviar um comentário